segunda-feira, 18 de maio de 2015

12º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul

Na segunda semana de maio, estive em Nova Prata, participando do 12º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul. Convidado por Doádi Antônio Brena, fiz a palestra de abertura, abordando o tema “Política florestal no Brasil”.
Foto: Yeda Maria Malheiros de Oliveira.

Mister Brena, como costumo chamá-lo, organiza o evento desde a primeira versão ocorrida em 1968. Somos amigos há décadas. Conhecemo-nos no mestrado, ainda solteiros, e nos reencontramos no doutorado, já casados e com filhos. Foi duplamente profícuo o nosso convívio: acadêmico e familiar. Tivemos ainda o privilégio de concluir nossos doutorados sob a batuta do mesmo orientador – Prof. Sylvio Péllico Netto, o Papa do inventário florestal em nosso País.

Profs. Sylvio e Doádi (1ª fila, D>E)
Foto: Vanice Dal Magro/Assessoria de Imprensa PMNP.


Encontrei, no evento, alguns colegas da minha turma de graduação: Yeda Maria Malheiros de Oliveira, Maurício Ballenssiefer, Henrique Rogério Branco do Amaral. Também velhos amigos e dezenas de conhecidos da universidade em que estudei (UFPR) e de outras tantas. Além do querido e respeitado orientador, Prof. Sylvio Péllico, mostrando uma disposição invejável para o trabalho do alto dos seus 70 e tantos.

Na tarde do dia 12 fui visitar a Feira da Floresta, um dos quatro eventos agregados ao Congresso. Ao deixar o local, perguntei a dois senhores que conversavam na rua fronteiriça como chegar a pé ao hotel em que eu me hospedara. Cordialmente, um deles se ofereceu para levar-me ao local. Aceitei a carona. No percurso a pé até o carro, o mais idoso revelou que eu estava na companhia do vice-prefeito e do prefeito da cidade. Pois o prefeito não só me levou ao hotel como fez também a gentileza de esperar-me. Fora eu me livrar de um incômodo computador que carregava, retornando em seguida para o local do evento.

Prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo
Foto: Vanice Dal Magro/Assessoria de Imprensa PMNP.

Obrigado prefeito Volnei Minozzo, pela cordialidade e acolhida! O Brasil seria muito melhor se a maioria dos prefeitos dos seus 5.565 municípios tivesse a sua simplicidade e hospitalidade.

Obrigado Mr. Brena, pelo convite e pela oportunidade de reencontrar amigos, colegas e conhecidos - e, evidentemente, você, Tânia e Aline!

Um comentário:

  1. Caro Arimatea, por dever de justiça com os visionários que tiveram a ideia de realizar o I Congresso Florestal e Festa da Árvore, em Nova Prata, RS, em 1968, devo ressalvar que eu não participei da sua organização e nem do evento. E também não participei do II Congresso Floretal realizado em 1972.
    A minha primeira participação nesse evento ocorreu em 1976 e, desde então, participei das 10 edições que se seguiram, presidindo o 8° e o 12° Congressos, em 2000 e 2015, respectivamente.
    Os nossos caminhos de cruzaram em dois momentos da nossa vida academica e nos proporcionaram oportunidades ricas de debates e avanço científico, especialmente com os desafios dos Tópicos Especiais do nosso orientador e guru Prof. Sylvio Pellico Netto, e impar de convivência pessoal e familiar.
    E nesse sentido foi uma alegria e um privilégio poder contar com a vasta experiencia do amigo na abertura do 12° Congresso Florestal, assim como do Prof. Sylvio Péllico e José Sales Mariano da Rocha na abertura do I Fórum da Engenharia Florestal.
    Esses eventos nos oportunizam o encontro de tantos amigos e colegas que a gente admira e fazem parte da nossa história como é o seu caso.
    Muito obrigado por nos ter dado a honra da sua presença e partilhado à sua expertise em Política Florestal com os participantes do evento.
    Em 2018 realizaremos o 13° Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, edição jugular comemorativa aos 50 anos do evento e contamos novamente com o amigo. Grande abraço à voce, Ilka e Ciro.

    ResponderExcluir